16

Definição: Ósculo é o termo erudito, derivado do latim osculum correspondente a nossa forma popular beijo.

É do conhecimento de todos, que o beijo era no passado e ainda continua sendo na presente, em alguns países do Oriente, a maneira mais afetiva de cumprimentar. Presidentes e demais autoridades que visitam países, como a Rússia, são saudados desta maneira, como nos mostram os meios de comunicação.

Vejamos o uso do beijo em várias circunstâncias no Antigo Testamento:

a) Indicativo de profunda afeição. Gên. 27:26-27; 31:28; 50:1; I Sam. 20:41.
b) Sinal de reconciliação. Gên. 45:15.
c) Manifestação de despedida. l Reis 19:20; Rute 1:9, 14.
d) Símbolo de homenagem. l Sam. 10:1.
e) Um ato de adoração religiosa. Os. 13:2.
f) Símbolo de traição. II Sam. 20:9.

Neste sentido, um dos mais famosos beijos mencionados na Bíblia, foi o de Judas, dado em Jesus. Mat. 26:48; Mar. 14: 44; Luc. 22:47.
As passagens citadas nos indicam que o beijo era usado como símbolo de afetividade, amor, rito religioso, aproximação e traição entre os homens.
Em o Novo Testamento de modo idêntico o beijo era indicativo de amizade ou afeição, como nos indicam os seguintes passos:

a) A mulher adúltera beijando os pés de Cristo. Luc. 7:38.
b) O pai do filho pródigo beijando-o pelo seu regresso ao lar. Luc. 15:20.
c) A despedida de Paulo da Igreja de Éfeso. Atos 20:37.

O problema com este assunto surge com o denominado "ósculo santo", uma expressão de afeto comunitário e mencionado cinco vezes em o Novo Testamento, nas seguintes passagens: Rom. 16:16; I Cor. 16: 20; II Cor. 13:12; I Tes. 5:16 e I Ped. 5:14. Nesta última passagem é chamado ósculo de amor. Este beijo era uma expressão de amor cristão e de acordo com os comentaristas provavelmente se restringia a pessoas do mesmo sexo. O vocábulo santo é muito elucidativo para nós, porque mostra que esta saudação devia ser considerada em seu verdadeiro caráter puro e elevado.

Desta recomendação dos apóstolos não se deve inferir, como alguns têm feito, que o ósculo fosse obrigatório por ocasião da Ceia do Senhor.
A descrição feita sobre este tema por Russel Norman Champlin, em O Novo Testamento Interpretado, vol. III, pág, 880 é muito esclarecedora, por essa razão pedimos vênia para transcrever os seguintes parágrafos:
"Seria mesmo de esperar que esse costume fosse preservado na igreja cristã, como expressão de amizade e de afeto mútuo. Nos primeiros tempos do cristianismo, o ósculo santo era simplesmente uma parte das saudações, quando os crentes se reuniam em seus cultos públicos. Porém, não demorou muito para que fosse transferido para a própria liturgia, primeiramente como um sinal de despedida, após a oração final, que encerrava cada reunião, mas, finalmente, como parte do rito da Ceia do Senhor.

Justino Mártir (M. Apol. I, op. 65), relata-nos como o ósculo santo era usado nas despedidas e quando da celebração da Ceia do Senhor, e como o ósculo santo fazia parte dos cultos religiosos dos cristãos. Justino Mártir viveu mais ou menos em torno de 150 d.C., o que nos permite observar que essa prática do 'ósculo santo', pelo menos em alguns segmentos da igreja cristã, havia perdurado por século e tanto,
a prática do ósculo santo, como parte integrante da liturgia cristã, é mencionada nas Constituições Apostólicas *séc. III d.C.), o que significa que houve lugares onde essa prática sobreviveu por nada menos de três séculos, Na Igreja Ortodoxa Grega, que representa uma boa parcela da cristandade atual, essa prática tem sido preservada até hoje, sendo praticada quando das festividades religiosas.
"Vários autores defendem, com boas razões, a tese de que o ósculo santo, entre os crentes primitivos, não se limitava, a ser praticado entre 'mulheres cem mulheres' e 'homens com homens'. Os costumes orientais, entretanto, indicam que o ósculo santo era aplicado ou na testa ou na mão, na palma ou nas costas da mão, e nunca nos lábios. Tertuliano (150 d.C.), também o denominava de 'ósculo da paz', e Clemente de Alexandria denominava-o de 'ósculo místico' (século III d.C.).

"Além do seu emprego durante as festividades religiosas, conforme se verifica entre a Igreja Ortodoxa Grega até hoje, vários grupos cristãos menores têm preservado essa prática de uma maneira ou de outra, tal como sucede entre os chamados dunkers (irmãos Batistas Alemães). Alguns eruditos bíblicos insistem que essa prática é obrigatória, como uma ordem e uma prática apostólica. Outros insistem que se tratava meramente de uma prática própria dos tempos apostólicos, que expressava amizade e afeição mútua, crendo que essa afeição mútua, por haver sido preservada na igreja cristã, tornou desnecessária a continuação do símbolo antigo, pois, em nossas culturas modernas, o aperto de mãos e o abraço teriam o mesmo simbolismo que tinham o ósculo no oriente.

"Em algumas culturas, como nos Estados Unidos da América do Norte, seria reputado como algo inteiramente impróprio um homem oscular a outro homem, quanto mais uma mulher que não fosse a sua esposa ou sua irmã carnal, dentro da comunidade evangélica ou da sociedade em geral. Na Índia, os homens costumam andar de mãos dadas, como também sucede entre as mulheres, sem dar qualquer idéia de homossexualidade. Na América do Norte e também no Brasil, por exemplo, um homem andar de mãos dadas com outro seria considerado como algo fora do lugar, dando a entender alguma intenção sexual pervertida. Da mesma maneira o ósculo é considerado como uma aberração, sobretudo quando praticado entre homens. Por essa razão é que alguns grupos evangélicos têm achado ser melhor, em algumas culturas, evitar essa forma de demonstração de afeto, reduzindo o ósculo ao mero aperto de mãos." (Grifos meus).

O que se segue é uma parte da resposta dada a um consulente da Revista Adventista sobre o assunto que está sendo ventilado:
"A Reforma protestante (do Século XVI) não considerou o ósculo santo como ordenança evangélica, tendo-o como mero costume oriental, Comentadores como Clarke dizem que, na igreja primitiva, os cristãos não se beijavam apenas nas reuniões públicas, mas também em seus encontros ocasionais nas ruas e nos lares. Diz ainda este último comentarista que, crescendo o número de adeptos, a prática se foi tornando mais e mais difícil, a ponto de ser afrouxada e quase abandonada.

"A Igreja Adventista do Sétimo Dia oficialmente não exige que, no ritualismo da Ceia, se pratique o ósculo santo, como o fazem alguns ramos pentecostalistas. Apenas mantêm o sentido da cordialidade cristã. Após o lava-pés os adventistas se abraçam mutuamente, e mutuamente apertam-se as mãos, como ocorre também nos lares, nos limites do santo sábado. Cumprimentos, abraços e palavras cordiais repassadas de animação cristã conservam o sentido do antigo ósculo santo.

"Há, no entanto, alguns irmãos que fazem questão de oscular, e crêem que o ósculo santo é uma ordenança que ainda deve ser observada, e citam em abono de sua atitude, os seguintes trechos do Espírito de Profecia:

" 'Foi então que a sinagoga de Satanás conheceu que Deus nos havia amado a nós, que lavávamos os pés uns aos outros e saudávamos os irmãos com ósculo santo '. – Vida e Ensinos, pág. 58.

" 'A santa saudação mencionada no evangelho de Jesus Cristo pelo apóstolo Paulo deve ser considerada no seu verdadeiro caráter. Trata-se de um ósculo santo. Deve ser considerada como um sinal de amizade para cristãos amigos quando partem, e quando se encontram de novo após semanas ou meses de separação. Em I Tes. 5:26, Paulo diz: 'Saudai a todos os irmãos com ósculo santo'. No mesmo capítulo ele diz: 'Abstende-vos de toda a aparência de mal'. Pode não haver aparência de mal quando o ósculo santo é dado no tempo e em lugar próprio'. Primeiros Escritos, pág. 127.

"Nada se deve opor a um adventista sincero que plenamente convicto em matéria do ósculo, o pratique crendo que assim cumpre melhor o sentido da amizade e cordialidade cristãs. Nada pode marear a limpidez e a pureza da intenção. Argumentam alguns que hoje, dada a maré montante de homossexualidade que avassala nosso mundo agonizante, tal prática não deve ser incrementada. Não aceitamos isto. A Bíblia diz que 'tudo é puro para os que são puros', e num ambiente de pessoas de coração afinado com o céu, cremos mesmo que esta prática é altamente salutar, embora, como dissemos, oficialmente nossa igreja não considera o assunto." Revista Adventista, dezembro de 1975, págs. 30 e 31.

Postar um comentário

e muito facil condenar apostura da cobgregaçao dificil e enssinar de acordo com as santas escrituras,se os senhores prestarem bastante atençao no capilo 23 de sao mteus verao que ele de modo algum liberou que se cobrace o dizimo dos fieis . noutro ponto disse o apostolo paulo trabalhai dia e noite para nao ser pesado a vosso irmao.coisa que os senhores nao se lembraram de citar em vosso comentario. porque e muito comodo.porque se tirar o dizimo acabam-se os pastores porque eles vivem disto

kkk leiam o item acima e respondam! ou não tem resposta???

vcs vivem de ser pastores!!!

vao trabalhar... e deixem de ser pastores falsos... há so um pastor e um só Deus!

Só esclarecendo...
Malaquias 3:10-11
" Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, seu eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança.
E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos."

O dízimo segundo o Senhor é de grande importância.
A Paz do Senhor!

Você é ASD?
Me interesei muito por esse assunto quero manter contato contigo.

albertoasdmr@gmail.com

Concordo com o comentário acima.

O senhor disse tudo em poucas palavras.

Deus o abençoe!

Ao querido amigo e irmão que postou o comentário de 11 de novembro de 2009, quero lhe convidar a ler Jeremias 3:15: "E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e inteligência". Aqui Deus promete enviar líderes ao seu povo e que nome recebem tais servos do Altíssimo? P-A-S-T-O-R-E-S!
Outro texto que gostaria de pedir ao irmão amado para ler e meditar é Efésios 4:11: "E ele mesmo (=Jesus)deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para PASTORES e doutores".
O apóstolo Paulo quando passou em Éfeso para se despedir dos irmãos, ele para em Mileto, manda chamar os anciãos da igreja e diz em Atos 20:28: "Olhai pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". Veja amado irmão:Ele chamou os anciãos, disse que eles eram bispos do constituídos pelo Espírito Santo para APASCENTAR. Por favor, o que é apascentar? O mesmo que pastorear. Quem pastorea ou apascenta é o quê? PASTOR. Seus amados anciãos que cuidam e zelam por seus também amados e queridos irmãos da CCB são pastores porque cuidam, alimentam as ovelhas de Cristo que estão na CCB.
E sobre o auxílio ou sustento a obreiros, a palavra de Deus diz claramente e sem arrodeios: "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho" (1 Coríntios 9:14).
"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui" (Gálatas 6:6).
"Os presbíteros (que é outro nome para anciãos, pastores ou bispos)que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o OBREIRO (presbítero, ancião, pastor ou bispo)do seu SALÁRIO" (1 Timóteo 5:17,18).
Sei que existem muitos homens de mau caráter em todas as denominações que não são crentes verdadeiros, não amam as ovelhas de Cristo, são apenas interesseiros. A esses sim eu sou contra o auxílio, o salário ou o viver do evangelho. Mas para aquele presbítero, ancião, pastor ou bispo que ama a IGREJA não placa ou nome de denominação, as Ovelhas Verdadeiras de Cristo que ele comprou com seu próprio sangue, a esses que semelhantes aos apóstolos doam suas vidas, tempo, conforto, segurança para o avanço do reino de Deus, a esses sim deve ser doado ou entregue salário.Porque o obreiro que realmente se preocupa com a saúde, a alimentação do rebanho de Cristo deve pensar com os apóstolos em Atos 6:4: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra". Como o obreiro pode se dedicar a isso, se ele se ocupar dos afazeres seculares. Deus te abençoe!
Irmão Marcos Soares

Irmão Marcos Soares!
Que Deus te abençoe, guie seus passos e te sustente!
Para o mundo a Palavra de Deus parece loucura e muitos aparecem para julgar e apontar o dedo, sei disso pq em minha casa sou a unica cristã. Só eu sei o q Deus fez comigo, me tirou de um lamaçal de pecados e hj sou nova criatura.
Louvado seja o nome de Jesus!!!!
Mas um dia todos os joelhos se dobrarão diante de Deus e o prestarão contas por todas as suas obras, sejam boas ou não. Então o que nos resta é ter compaixão dessas almas e orar pela salvação de todos.
A paz do Senhor!!!!

Analise o contexto antes de criticar, porque esse povo que fala meu Deus sobre o dizímo a maioria é pão duro. olhe o contexto Paulo é muito claro que foi opção dele, e o próprio Paulo disse: "Aquele que anuncia o evangelho viva "do" evangelho".

Quero que vocês tenham um coração pronto, maduro e liberal, que ezaminem as Escrituras Sagradas olhe esse texto "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho".1Co 9.14; "Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão". 1Tm 5.17NTLH Então o que depender de ajudar...ta na mão de pessoas sábias, e se depende-se de vc, seria amor ao dinheiro, pois, quando vai criticar, sempre vcs criticam a área do dinheiro, Ml 3.10-11 já fala muito bem, mas graças a Deus que a igreja é regida pelo único Deus e não por vc. Vai estudar, mas tenho esperança em vc, segundo 1Tm 4.4-9. Obrigado pela atenção.

meu amigo o dizimo é lei. o senhor jesus morreu por nós e aí depois disso nasceu a graça
em uma das cartas do apostolo paulo ele fala a respeito da coleta, não para comércio mas sim para o bem de seu próprio povo.

de graça recebeis e de graça dai.

1 Seja seguidores vos de mim, assim como também eu o sou de Cristo.

2 E louvo-vos, irmãos, que vos lembreis de mim em todas as coisas, e manter os preceitos como vo-los entreguei para você.

3 Mas quero que você saiba, que a cabeça de todo homem é Cristo, e da cabeça da mulher é o homem, o cabeça de Cristo é Deus.

4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua cabeça.

5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça: por que é a mesma coisa como se estivesse rapada.

6 Porque, se a mulher não se cobre, deixe que ela também ser tosquiado: mas se é uma vergonha para uma mulher para ser tosquiada ou rapada, deixá-la ser coberta.

7 O homem, pois não deve cobrir a cabeça, porquanto ele é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

8 Porque o homem não é da mulher, mas a mulher do homem.

9 Nem foi o homem criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

10 Por esta causa, a mulher deve ter sobre a cabeça por causa dos anjos.

11 Todavia, nem o homem sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

12 Porque, assim como a mulher é do homem, assim também o homem provém da mulher, mas todas as coisas de Deus.

13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?

14 Porventura não vos ensina a mesma natureza, mesmo que você, que, se um homem tiver cabelo comprido, é uma vergonha a ele?

15 Mas, se uma mulher tiver o cabelo comprido, é uma glória para ela: para o cabelo é dado em lugar de véu.

16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.


saudaes vos uns aos outros com o osculo santo porque a igreja de Deus vos sauda.


Nós estamos na graça e não na lei.

de graça receberdes de graça dar.

EU GRAÇAS A DEUS VIVO DO EVANGELHO DELE EU RESEBO FORÇAS FÉ E CORAGEM PARA DERRAMAR MEU SUOR E VIVER DO SOOR DO MEU ROSTO KI É UM MANDAMENTO KI ENXISTE DEZ DO PREMEIRO HOMEM DO SUOR DO TEU ROSTO COMERAIS O TEU PROPIO PÃO EU NÃO CONFUNDO VIVER DO EVANJELHO COM COBRAR S´LARIOS PARA PREGAR EU NA MINHA SIMPLICIDADE CREIO KI VIVER DO EVANGELHO É TER UMA VIDA ESPIRITUAL SAUDAVEL PORQUER NUM OUTRO PONTO DE ESPISTULA PAULO PREGOU ASSIM QUE QUANDO EU KIS COMER ESSAS MINHAS MÃOS MIM FORAM PESADO KI NÃO UZEI COMER O PÃO DE HOMEM ALGUM PORQUER ISSO EU APRENDIR DO SENHOR JESUS É MELHOR TER PARA DAR DO QUE RECEBER ASSIM AFIRMOU O APOSTOLO DOS APOSTOLO PAULO ESTE HOMEM PREGOU MUITO E RESEBEU UM DOS MAIORES E MELHORES SÁLARIOS A COROA DE VIDA ETERNA COMO DIZ NO LIVRO DE ISAIAS E TRARAR O SENHO DEUS O SEU SÁLÁRIO DIANTE DE SUA FACE O KI É SALÁRIO TENHO PRA MIM KI É RECOMPENÇA E NÃO SE TRATAVA DE UM BOM DINHEIRO PRA COMPRAR UMA BOA CASA OU UM BOM CARRO NÃO PORQUER DEUS DISSE KI OS KI ANUNCIAM AS BOAS NOVAS BRILHARÃO FEITO ESTRELA NO FIRMAMENTO ENTÃO TEMOS K BRILHAR E CRER NA GRAÇA DO FILHO DE DEUS KI É UM DOM GRATUITO E PASSAR ESTE DOM PROS OUTROS DE GRAÇA PARA SE CUMPRIR KI ESTAMOS NA GRAÇA SE NÃO NÃO SERAR GRAÇA

Temos que ter muito cuidado com a interpretação das Escrituras. Nem 8 nem 80, temos de ser temperados. Em Mateus 10, observa-se a vida que tinham de levar aqueles que iam pregar o evangelho por ordem do Senhor, 9"Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; 10 "nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento." Em que pese em 1 Co 9.14 o Apóstolo Paulo se referir a essa passagem e no versículo 13 se referir à Lei, quanto aos que ministravam no templo, reputa como direito no versículo 12. Todavia, menciona "Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente,nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo". Assim, aos meus obreiros sugiro seguir o exemplo de Paulo, que fabrica tendas para ter seu sustento, e recomenda para trabalharmos dia e noite para não sermos pesados aos nossos irmãos. As gerações de crentes estão sendo massacradas, por maus exemplos, com obreiros "grandes pregadores e pastores" que se dizem dignos de seu salário a ponto de fazeram da fé um emprego "grandes empresas grandes negócios". Cantores fazem o mesmo. Se eu convidar para pregar ou cantar na igreja, querem um bom dinheiro adiantado e a oferta do dia para si. Esquecem de Mateus 10.8 "de graça recebestes, de graça dai". Seria conveniente que as ovelhas identificassem quem são pastores, levantados por Deus conforme Efésios 4.11. A árvore não se conhece por dons e sim pelo fruto, cito gálatas 5.22 "amor, paz, alegria, bondade, benignidade...". Cobrar para pregar, exigir salário para pastorear não faz parte do bom evangelho que conheço. Exigir ofertas ou dízimos também não. Não que tenham sido anulados, mas que ganhou na graça uma outra dimensão, citada em 2 Coríntios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não por tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." Não podemos isolar versículos para chegarmos a conclusões acerca do assunto. É necessário ver o contexto. Quanto aos dízimos, creio que caducaram com a Lei. Porém, eu sugiro aos meus irmãos da igreja que entreguem o dízimo, no mínimo, como oferta. Explico: antes mesmo de a Lei de Moisés, Deus já indicava esse valor como aceitável como oferta. Aquele que é "pão duro", ou avarento, não herdará o Reino de Deus, 1 Coríntios 9:10. Como saber se diante de Deus vc não está sendo avarento: começando pelo dízimo, com certeza vc acerta. Aí alguém vai me dizer, mas há diferença entre dízimo, oferta e oferta alçada. Faça como quiser, mas lembre-se não seja avarento, e não faça por necessidade (porque precisa de emprego, sair da falência, quer de Deus bens materiais, etc). No mais, "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" 1 Coríntios 16.14

Temos que ter muito cuidado com a interpretação das Escrituras. Nem 8 nem 80, temos de ser temperados. Em Mateus 10, observa-se a vida que tinham de levar aqueles que iam pregar o evangelho por ordem do Senhor, 9"Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; 10 "nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento." Em que pese em 1 Co 9.14 o Apóstolo Paulo se referir a essa passagem e no versículo 13 se referir à Lei, quanto aos que ministravam no templo, reputa como direito no versículo 12. Todavia, menciona "Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente,nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo". Assim, aos meus obreiros sugiro seguir o exemplo de Paulo, que fabrica tendas para ter seu sustento, e recomenda para trabalharmos dia e noite para não sermos pesados aos nossos irmãos. As gerações de crentes estão sendo massacradas, por maus exemplos, com obreiros "grandes pregadores e pastores" que se dizem dignos de seu salário a ponto de fazeram da fé um emprego "grandes empresas grandes negócios". Cantores fazem o mesmo. Se eu convidar para pregar ou cantar na igreja, querem um bom dinheiro adiantado e a oferta do dia para si. Esquecem de Mateus 10.8 "de graça recebestes, de graça dai". Seria conveniente que as ovelhas identificassem quem são pastores, levantados por Deus conforme Efésios 4.11. A árvore não se conhece por dons e sim pelo fruto, cito gálatas 5.22 "amor, paz, alegria, bondade, benignidade...". Cobrar para pregar, exigir salário para pastorear não faz parte do bom evangelho que conheço. Exigir ofertas ou dízimos também não. Não que tenham sido anulados, mas que ganhou na graça uma outra dimensão, citada em 2 Coríntios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não por tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." Não podemos isolar versículos para chegarmos a conclusões acerca do assunto. É necessário ver o contexto. Quanto aos dízimos, creio que caducaram com a Lei. Porém, eu sugiro aos meus irmãos da igreja que entreguem o dízimo, no mínimo, como oferta. Explico: antes mesmo de a Lei de Moisés, Deus já indicava esse valor como aceitável como oferta. Aquele que é "pão duro", ou avarento, não herdará o Reino de Deus, 1 Coríntios 9:10. Como saber se diante de Deus vc não está sendo avarento: começando pelo dízimo, com certeza vc acerta. Aí alguém vai me dizer, mas há diferença entre dízimo, oferta e oferta alçada. Faça como quiser, mas lembre-se não seja avarento, e não faça por necessidade (porque precisa de emprego, sair da falência, quer de Deus bens materiais, etc). No mais, "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" 1 Coríntios 16.14

O propio Jesus nao se ateveu a viver por fe ou a trabalhar secularmente para o seu propio sustento, para nao ser pesado a ninguem. Ele tinha un tesoureiro e alem disso mulheres piedosas que lhe serviam. Assim vemos que Jesus nunca rejeitou ajuda financeira pra o seu ministerio. Por causa do seu exemplo ele disse que "o obreiro e digno do seu sustento".
Jesus andava dignamente, nao vivia descauso, nem usava tunica barata, pois ao pe da cruz os soldados romanos tiraram sorte pra ver quem ficava com a tunica do Mestre por causa da sua qualidade e preco.
Infelizmente por falta de espaco, nao temos como seguir argumentando.
Porem sei que as pessoas que atacam o direito do Levita, ou Sacerdote, ou Pastor, que serve a tempo completo a uma comunidade crista, sao pesseas que infelizmente teve algum desagrado com algum lider eclesiastico e por nao ter o minimo de conhecimento de trabalho pastoral(que e o trabalho mais arduo de todos), vive discarregando a sua raiva pelos meios de comunicacao. Uma pena ver estas pobres almas lancando-se na perdicao por causa da sua ignorancia.

Em qual versículo não foi liberado o dizimo? O capitulo refere-se aos que se dizem mestre, os verdadeiros fariseus. Esse capitulo é somente uma exortação para aqueles que mostram ser alguém e não são. Cuidado irmãos com as más interpretações bíblicas. Por isso que existem as receitas...!

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.