1

Para acionar a barra de ferramentas: Clique Exibir à Barra de Ferramentas à Tese1 à OK
Obs.: Os textos em vermelho não são impressos.
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45




Assuntos que dizem respeito ao amor de Deus e a atuação do Espírito Santo sempre me chamaram a atenção pela beleza e profundidade com que são apresentados pela Bíblia e os escritos da irmã Ellen White.
A princípio, propus em meu coração deter-me no amor de Deus para a realização desse trabalho de pesquisa. No entanto, a partir de uma frase dita pelo pr. Teófilo Ferreira, professor da matéria, de que pouco se prega sobre o Espírito Santo, e reconhecendo que esta é uma realidade, inclusive falando sobre a minha própria pessoa, percebi que esta era a oportunidade para se mudar tal fato, a começar comigo.
Com isso em mente, decidi realizar o meu trabalho baseado na Pessoa e obra do Espírito Santo, este Deus maravilhoso que tantos milagres realizou na minha vida e na de tantos outros, possibilitando-me a graça maior que é a salvação em Cristo Jesus.

Este trabalho consistirá em citações da irmã Ellen White sobre vários aspectos da obra do Espírito Santo, a qual, diga-se de passagem, ela apresenta de uma forma bela e inspiradora.


Capítulo 1

a pessoa do espírito santo

O Espírito Santo é um Ser Pessoal

É uma Pessoa

“O Espírito Santo é uma Pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo Sua própria evidência”. – Evangelismo, pág. 616.

Tem personalidade

“O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.

O Espírito Santo é Deus

Faz parte da Trindade

“Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma Pessoa, como o próprio Deus, está andando por esses terrenos”. Evangelismo, 616.
“Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.


“A operação interior do Espírito Santo, eis nossa grande necessidade. O Espírito é todo divino em Sua ação e demonstração”. Evangelismo, pág. 299.

 

Tema Central da Pregação de Jesus

“Cristo, o grande Mestre, possuía ilimitada variedade de assuntos de que escolher, mas aquele em que mais longamente demorava era a dotação do Espírito Santo. Quão grandes coisas predisse Ele para a igreja em virtude desse Dom”. – Mensagens Escolhidas, pág. 156.

O Maior de todos os dons de Deus

“O Espírito Santo, Seu próprio representante, é o maior de todos os dons. Todas as ‘boas coisas’ se acham compreendidas nesse Dom. O próprio Criador não nos pode dar coisa alguma melhor”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 132.

Uma promessa divina

“A nós hoje, tão certamente como aos primeiros discípulos, pertence a promessa do Espírito. Deus dotará hoje homens e mulheres com poder do alto, da mesma maneira que dotou aqueles que no dia de Pentecostes, ouviram a palavra de salvação”. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 210.

Capítulo II

a obra do espírito santo

Invisível como o vento, mas poderosa na vida humana

“Se bem que o vento seja invisível, seus efeitos são vistos e sentidos. Assim a obra do Espírito sobre a alma revelar-se-á em cada ato daquele que lhe experimentou o poder salvador”. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 153.
“Assim como o vento move com sua força as árvores altaneiras e derruba-as, também o Espírito Santo pode operar nos corações humanos, e nenhum homem finito pode restringir a obra de Deus”. – Evangelismo, pág. 288.
“Ouve-se o vento por entre os ramos das árvores, fazendo sussurrar as folhas e as flores; é todavia invisível, e homem algum sabe de onde ele vem, nem para onde vai. O mesmo se dá quanto à operação do Espírito Santo na alma. Como os movimentos do vento, não pode ser explicado”. – Mensagens ao Jovens, pág. 157.

Transforma a vida

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do céu”. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 153.
“A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. ... Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo”. – Mensagens aos Jovens, pág. 157.

 Convence o homem da verdade

“Tome todo o crente a Bíblia com oração fervorosa, para que seja esclarecido pelo Espírito Santo, quanto ao que é a verdade, a fim de que possa conhecer mais de Deus e de Jesus Cristo, a quem enviou”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 362.
“O significado profundo das verdades da Palavra de Deus é - nos desvendado à mente por Seu Espírito”. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 236.
“O Senhor deseja que a verdade se aproxime bem do povo, o que só pode ser feito pelo trabalho pessoal. ... O Espírito Santo abrirá corações e mentes para receberem os raios vindos do manancial de toda a luz”. – Evangelismo, pág. 436.
“O Espírito Santo toma a verdade concernente a Deus e Àquele a quem Ele enviou, e descerra-a ao entendimento e ao coração”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 27.
“Existe um poder vivo na verdade, e o Espírito Santo é o instrumento que abre o entendimento humano para a verdade”. – Evangelismo, pág. 169.
“É o Espírito Santo que faz a verdade impressiva. Mantém a verdade prática sempre diante do povo”. – Evangelismo, pág. 299.
“A presença do Espírito com os obreiros de Deus conferirá à apresentação da verdade um poder que nem toda a honra ou glória do mundo poderiam dar”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 212.
“Como submete Cristo Seu povo escolhido a Ele? – Pelo poder de Seu Espírito Santo; pois o Espírito Santo, por intermédio das Escrituras fala à mente, e imprime a verdade no coração dos homens”. – Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 134.

Aformoseia, molda e enobrece o caráter

“As mais seletas produções de arte não possuem beleza que se possa comparar com a formosura de caráter, que é fruto da operação do Espírito Santo na alma”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 145.


  

“É obra do Espírito Santo enobrecer os gostos, santificar o coração, enobrecer o homem todo”. – Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 374.
“É a obra do Espírito Santo revelar à mente o caráter da consagração que Deus aceitará. Mediante a instrumentalidade do Espírito Santo, é iluminada a alma, e o caráter é renovado, santificado e elevado”. – Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 134.
“Os que estão realmente contemplando a Cristo serão transformados à Sua imagem, como pelo Espírito do Senhor, e crescerão à plena estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus. O Espírito Santo de Deus inspirará aos homens amor e pureza; e manifestar-se-á refinamento em seu caráter”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 142.

Enche de poder a vida humana

“Não há limite para a utilidade de quem, pondo de parte o próprio eu, dá lugar à operação do Espírito Santo no coração, e vive vida inteiramente consagrada a Deus”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 209.
“O Espírito de Deus opera na alma do crente, habilitando-o a avançar de um aspecto de obediência para outro, alcançando então, cada vez mais força e mais graça, em Jesus Cristo”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 375.

 Convence e resgata o homem do pecado

“Conquanto não possamos ver o Espírito de Deus, sabemos que os homens que estão mortos em ofensas e pecados ficam convencidos e convertidos sob Sua atuação”. – Evangelismo, pág. 288.
“O chamado é o atrair do pecador para Cristo e é a operação do Espírito Santo no coração, convencendo do pecado e convidando ao arrependimento”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 390.

 

Capítulo III

efeitos da obra do espírito no coração

O homem é atraído á Cristo

“O primeiro passo em direção de Cristo é dado graças à atração do Espírito de Deus; ao atender o homem a esse atrair, vai ter com Cristo a fim de que se arrependa”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 390.

A igreja é elevada à mais alta norma

“Quando o Espírito Santo controlar a mente de nossos membros da igreja, ver-se-ão nesta, na linguagem, no ministério, na espiritualidade, mais alta norma do que agora existe”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 214.

Seremos transformados pela Sua influência

“Pela fé o Espírito Santo opera no coração para ali criar a santidade; isto, porém, não pode ser feito amenos que o agente humano coopere com Cristo. ... Para que tenhamos a justiça de Cristo, precisamos diariamente ser transformados pela influência do Espírito, a fim de sermos participantes da natureza divina”. – Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 374.

Estaremos em harmonia com a lei de Deus

“Quando quer que alguém renuncie o pecado que é a transgressão da lei, sua vida é posta em harmonia com essa lei, caracterizando-se por perfeita obediência à mesma. Esta é a obra do Espírito Santo”. – Evangelismo, pág. 309.

 

Satanás não terá poder sobre o coração santificado

“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo”. – Evangelismo, pág. 617.

Seremos impressionados pelas verdades divinas

“Recebemos a Cristo por meio de Sua Palavra; e o Espírito Santo é dado a fim de esclarecer a Palavra ao nosso entendimento, impressionando-nos o coração com as Suas verdades”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 112.
“O Espírito Santo há de operar em corações humanos, revelando aos homens as coisas de Deus”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 305.

O crente será habilitado para as cortes celestiais

“Mediante a obra do Espírito Santo e a santificação da verdade, o crente torna-se habilitado para as cortes celestiais; pois Cristo opera em nós, e Sua justiça sobre nós está. Sem isso, alma alguma terá direito ao céu”. – Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 395.

O coração é transformado e abrandado

“Não é o poder do próprio homem, mas do Espírito Santo, que opera a obra transformadora”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 36.
 “Precisamos da presença do Santo Espírito de Deus, para nos enternecer o coração e evitar que manifestemos no trabalho espírito rude”. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 342.

Seremos convencidos da nossa necessidade de Cristo

“A obra do Espírito Santo é convencer as almas de  sua necessidade de cristo”. – Evangelismo, pág. 283.

Conclusão

Só o Espírito Santo pode transformar o coração

“Pode possuir-se erudição, talento, eloqüência, ou qualquer Dom natural ou adquirido; mas, sem a presença do Espírito de Deus, nenhum coração será tocado, pecador algum ganho para Cristo”. – Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 212.

O perigo de não atentarmos para as impressões do Espírito Santo

“A impressão produzida pelo Espírito de Deus, se os homens não nutrirem a sagrada impressão e ocuparem terreno santo, desvanecer-se-á da mente”. – Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 135.

Condições para receber o Espírito Santo

“Quando tivermos sincera e inteira consagração ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento de Seu Espírito sem medida; isto, porém, não terá lugar enquanto a maior parte da igreja não estiver colaborando com Deus”. – Evangelismo, pág. 699.
“Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua benção”. – Mensagens escolhidas, vol. 1, pág. 121.

Deus deseja conceder Seu Santo Espírito aos que Lhe pedirem e em abundância

“O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos, foi a chuva temporã, e glorioso foram os resultados. A chuva serôdia, porém, será abundante”. – Evangelismo, pág. 701.



“Nosso Pai celestial está mais disposto a dar Seu Espírito Santo aos que Lho peçam, de que pais terrenos o estais a dar boas dádivas a seus filhos”. – Mensagens escolhidas, vol. 1, pág. 121.
“A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o céu espera por concedê-la”. Evangelismo, pág. 701.

 

Postar um comentário

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.