3
Introdução: A expressão "Nova Era" é relativamente recente, tanto aqui como em outros países. Começou a ser usada basicamente a partir do ano de 1975, quando este movimento passou a divulgar abertamente seus planos e ensinamentos. Entretanto, a doutrina e filosofia da Nova Era já estavam presentes em diversas organizações e religiões. Muito ensinamentos já estavam sendo divulgados pela Maçonaria, Rasacruz e, em larga escala, no espiritismo.


1. O contexto Histórico secular. O primeiro fato que nos chama a atenção é que o movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres. Veja Cl 2.8.

a) O que é uma era? Conforme o Dicionário Koogan Larouse, "era" é "Época Fixa, da qual se começa a contar os anos" É também "Época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas" E ainda significa "Era geológica. Cada uma das cinco grandes definições da história na Terra. A era como época notável em que é implantada uma nova ordem de coisas na história da raça humana, é o que nos interessa. A razão por que tem-se ouvido tanto sobre uma Nova Era fundamenta-se na crença de que os ciclos divinos de evolução são desenvolvidos através de diferentes eras astrológicas, cada uma com sua característica distinta. Acreditam que a humanidade evoluiu dentro das seguintes eras: Era de Touro: de 4304 a .C a 2154 a.C; Era de Carneiro: de 2154 a. C a 4 a . C. Era de Peixes: de 4 a. C a 2146 d. C; Era de Aquário: 2146 a 4196 d. C. O Nosso Mestre Jesus Cristo é da eterna era conf. Jo 1.1-3

b) A evolução histórica da Nova Era. Ao que parece, o Movimento Nova era começou a ressurgir mesmo, com a fundação da Sociedade Teosófica em 1875 em Nova York, por uma mulher russa de nome Helena Petrona Blavatsky. Outra seguidora, Alice Bailey foi a terceira presidente dessa sociedade desde 1880 a 1949. Dentre outros ensinamentos, ensinavam que todas as religiões tem verdades comuns, Afirmavam serem orientados por mestres ou seres espirituais ou extra-terrestres, ou até pessoas muito evoluídas ou iluminadas. Jesus disse: "Eu sou o caminho", (Jo 14.6) e não um caminho.

c) A Natureza do Movimento Nova Era. O Movimento Nova Era já disseminado hoje no mundo, e infiltrado em todas as áreas da vida humana, inclusive em algumas Igrejas Evangélicas, é de natureza totalmente diabólica, e não faz segredo disso. Além da cooperação de grupos diversos e sociedades secretas, conta com o apoio incondicional de milhares de organizações e instituições, para a sua contínua expansão global. Portanto, de conformidade com a sua natureza satânica, a sua filosofia e idéias procedem da orientação de uma hierarquia de mestres cósmicos da sabedoria. Esses supostos "mestres cósmicos", são de fato demônios muito inteligentes, dos mais altos escalões satânicos. Veja Jo 14.30; 2 Co 4.4; Ef 6.12.



2. Algumas doutrinas da Nova Era. O leque doutrinário e os princípios do movimento podem ser considerados o extrato das mentiras diabólicas propagadas entre as milhares de crenças espalhadas pelo mundo através dos séculos. O número dessas crenças é tão grande, tantas são suas contradições, que parece impossível qualquer tipo de acordo entre elas. Porém levando-se em consideração que o autor de todas elas é Satanás, aliado à natureza corrompida e pecaminosa do homem, logo todas têm origem comum. Assim, o próprio Satanás sabe como resumi-las, como direcioná-las num mesmo sentido, uma mesma direção. Para tanto, ele procurou formular um corpo de doutrinas de acordo com as filosofias mais antigas que formam os principais troncos religiosos. Veja 1 Tm 4.1.

a) Tudo é Deus. Segundo a nova era, Deus não está sentado em seu trono como Rei soberano regendo todas as coisas; é apenas uma energia universal de onde derivam todas as coisas. Essa filosofia panteísta faz parte da maioria das religiões espiritualista e orientais. O Panteísmo é contrário aos ensinos da Bíblia Sagrada. Aprendemos que todos os seres humanos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Veja Sl 14.3; Rm 3.9-10; Gl 5.19-21. Aprendemos também que Deus é o criador de todas as coisas e de todas as suas criaturas. É totalmente separado de todas as coisas criadas e seres criados. Veja Cl 1.16; Ap 4.11 ; Rm 1.18-25 etc.

b) O Homem pode evoluir gradativamente até tornar-se divino. O homem é o centro de toda a doutrina da Nova Era. Como acreditam que tudo o que existe é Deus, o homem se torna a expressão máxima de evolução divina na terceira dimensão, que é a dimensão física. Dentro desse conceito o homem nada menos é do que deus. O Padre Lauro Trevisan, tenta explicar a doutrina do homem-deus da seguinte forma: "Pode-se dizer agora que não há nada no mundo a não ser o homem; não há nada no homem a não ser a mente; não há nada na mente a não ser Deus". De acordo com a Palavra de Deus o homem está tão distante de Deus que foi preciso Deus vir até ele através de Jesus Cristo. (Rm 3.23; 6.23). Ora, se o homem fosse Deus porque Deus teria que vir salvar deuses? Veja Hb 9.27.

c) Sobre Lúcifer: Marco André cita em seu livro sobre "Nova Era", p.49, que durante o II Congresso Holístico Internacional, ocorrido em julho de 1991, em Belo Horizonte (MG), Carlos Byngton afirmou que Lúcifer não é um ser maligno, pelo contrário, seu próprio nome já declara que ele é um "emanador de luz". Segundo Carlos Byngton, o cristianismo cometeu um grande erro em atribuir caráter maligno a Lúcifer. A presença do Fator Lúcifer no movimento Nova Era fica mais patente ao estudarmos as entidades que promovem a filosofia New Age, pois entre elas encontramos a Lucis Trust ( que quer dizer Confiança em Lúcifer). Pela Palavra de Deus Jesus Cristo repreendeu Satanás e os demônios identificando-os como inimigos da Obra de Deus Mt 4. 1-11; 8.28-34; 17.14-23. Mandou seus discípulos também expulsá-los, (Mt 10.8; J0 14.30).

d) Sobre Jesus Cristo: No pensamento da Nova Era Cristo não é qualidade redentora exclusiva de Jesus. Acreditam que Cristo é um nível evolutivo que qualquer um pode chegar e que está potencialmente dentro de cada ser. Por isso, pregam que, na Nova Era o homem atingirá um estágio de alta evolução crística, e que é esse fator que faz da era de aquário uma era de profunda humanidade cósmica. Para eles Jesus foi apenas um dos muitos mestres cósmicos que tiveram papel importante de auxílio no processo evolutivo da humanidade. Jesus seria nessa visão, um ser de alto desenvolvimento crístico e por isso acabou sendo conhecido como Jesus Cristo. Somente quem está envolvido pelo deus deste século (2 Co 4.4) é que concorda com um pensamento deste ( Jo 17.3; Jo 14.6; Jo 1.1 ; Ef 2. 5,6; Fp 2.10,11 etc.)

3. Símbolos da Nova Era: Os seguidores da Nova Era utilizam-se muito de simbolismo. Isso se deve ao seu extremo misticismo. É muito grande o número de figuras simbólicas que utilizam, mas cada segmento adota apenas aquelas que atendem à suas necessidades. Algumas dessas figuras, no entanto, são comuns a todos eles.

a) A borboleta: Simboliza o aquariano que saiu das trevas do casulo de Peixes para a dimensão celestial de aquário. Pode também significar o próprio movimento Nova Era, tendo o mesmo sentido de libertação do casulo das trevas da Era de Peixes. Veja como tentam ridicularizam o cristianismo. Eles mesmos dizem que Jesus representou a era de peixes e ao mesmo tempo dizem que essa Era, representava trevas. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás em trevas, mas terá a luz da vida. ( Jo 7.12). Jesus é o autor da eterna era e único salvador. At 4.12.

b) A Pirâmide: A Pirâmide como símbolo da Nova Era, é tida como uma espécie de canal poderoso, através do qual recebe-se energia cósmica. Por outro lado, a pirâmide é representativa da hierarquia espiritual do Movimento Nova Era, desde a sua base até o seu líder máximo, Lúcifer no topo. Uma filosofia ou religião que tem Lúcifer no comando ou no topo mostra que tais seguidores são adeptos declarados de Satanás. Em Jo 8.44 Jesus mostra as características do Pai da Nova Era.

c) O Ying-Yang. Afirmam que este símbolo representa o equilíbrio entre o masculino e o feminino, entre a energia cósmica negativa e positiva. Representa na verdade a ligação energética com os poderes dos demônios. O salvo em Cristo não precisa depender de equilíbrios ou vibrações cósmicas ou astrológicas, para as suas decisões e direção de sua vida. Deus controla todas as forças do Universo e, pelo Espírito Santo nos reveste com a medida certa e suficiente de força para as batalhas nossas de cada dia. (Fp 4.6).

4. O Maitreya e o Sistema Religioso da Nova Era: Os adeptos da Nova Era esperam por um tipo de messias, avatar, que coloque ordem no mundo e estabeleça a paz. Acreditam que cada era possui o seu avatar e que para era de aquário também se levantará uma espécie de messias. Os segmentos da Nova Era usam nomes diferentes para designar o avatar; os mais correntes são Saint Germain e Lord Maitreya. No entanto, crêem unanimemente na vinda desse avatar, e esperam que ele unifique todo o mundo debaixo de um único governo e estabeleça a paz para a humanidade.

a) Quem é o Maitreya? O proclamado "Cristo" da Nova Era, não é como muitos pensam, o Senhor Jesus Cristo, mas é o Maitreya (um nome esxta-bíblico). Esse elemento ainda vai se revelar como o educador do mundo e que deverá assumir o governo do planeta. O deus dos adeptos da Nova Era é Lúcifer, de quem receberão o poder para controlar o futuro governo mundial. Conforme o ensino da Nova Era, o Maitreya é o mestre dos mestres. É apresentado como o "Cristo" para enganar o mundo, A ousadia desse escravo de Lúcifer chega ao ponto de ao ponto de afirmar que Cristo teria sido um de seus discípulos, que alcançou um grau muito alto. A sua vinda como Cristo tem sido anunciada pela Nova Era, desde a década dos anos oitenta como o super ajudador deste mundo. Veja 1 Jo 2. 18

c) Os argumentos da nova era para o arrebatamento: A proposta da Nova Era , contudo, é extremamente hipócrita. Prega a fraternidade entre os homens ao mesmo tempo que restringe a liberdade religiosa. Se todos terão que se submeter a este esperado líder espiritual, o que vai acontecer com os que não se submeterem? Satanás, sabendo que o Senhor Jesus virá arrebatar a sua Igreja(1 Ts 4.15-17; 1 Co 15.51,52), já arrumou um explicação para o desaparecimento repentino dos cristãos fiéis. Certo segmente da Nova Era afirma existir na Terra um povo muito primitivo, o qual não concordará com as nova premissas e será repentinamente seqüestrado numa nave espacial e levado para outro planeta.

d) Jesus é o único Caminho para Deus. (Jo 14.6). Jesus é o único caminho para o homem chegar a Deus. Entretanto, a Nova Era afirma que Jesus seria apenas mais um Cristo, entre muitos Cristos. Jesus seria apenas o Cristo da Era de Peixes, que estaria se encerrando, para dar início à Era de Aquário cujo cristo seria o senhor Maitrya. A Bíblia Sagrada nos alerta sobre a vinda do Anticristo: "Ninguém, de maneira alguma ,vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus , ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus"( 2 Ts 2.3,4). Veja 2 Ts 2.8-10.

Conclusão: Como vimos nesta lição, embora que sucintamente, o movimento Nova Era é uma grande mentira, e mesmo desmascarado não está vencido. É como uma avalanche que continua rolando montanha abaixo, crescendo e enganando o mundo e destruindo. Acenam com um paraíso terrestre, uma era de paz, uma nova humanidade. A Palavra de Deus diz que quando disserem que há paz e segurança então lhe sobrevirá repentina destruição conf. 1 Ts 5.3. A Nova Era age para implantar o governo de Satanás e sua adoração, contudo quem é dirigido pelo Espírito santo sabe discernir entre o falso e o verdadeiro, principalmente os estudantes da Escola Dominical. Veja Mt 24.23-25.

Postar um comentário

vocês tem bons argumentos. mas não podem olhar as coisas por um único ponto de vista. a biblia não é o unico livro sagrado! "mas é o único verdadeiro", vão dizer isso pro mulçumano pra ver... tbm nao acredito na nova era mais a questão budista como vcs a abordam é xenofobica.

muito obrigado pela explicação.
gostei mt do artigo.

A Teosofia de Helena Petrona Blavatsky usou grande parte dos antigos ritos da Grande Fraternidade Branca, dos magos do Egito antigo... O nome originário da Grande Fraternidade Branca é Hermetismo... Todas as seitas atuais tem suas bases nestas antigos ritos ocultos, principalmente os rituais de iniciação do templo de Ísis...
A Nova Era diz que um tal de Ashtar Sheran, comandante da frota estelar, deixou ordens "psicografadas" dizendo para os seguidores da Nova Era não entrarem em discussões com uma "tal minoria" rebelde, que no momento oportuno receberiam castigo por isso... também disse para que eles mantivessem segredo nos seus planos e movimentos; é por isso que quase não se houve falar de "Nova Era" e, a maioria dos cristãos acham que se trata de uma seita "bobinha"...
Os seguidores da Nova Era dizem que Cristo era um espírito etéreo (espírito com forma) antes de encarnar como homem (avatar)... o cristianismo diz a mesma coisa. Cristo disse que Deus é espírito e Moisés viu a Sua forma, portanto Deus é um espírito etéreo (com forma). Se Cristo era filho de Deus antes de nascer, então Cristo era espírito assim como é Deus e possuia forma... É por isso que o apóstolo João diz que quem diz que Cristo veio em espírito tem parte com o anticristo... e vejam só! todo o cristianismo moderno de mãos dadas com o anticristo... e depois querem brigar dizendo que está tudo bem...

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.