0
Bereshit ou Gênesis como conhecemos o primeiro livro das escrituras, fala-nos da criação de todas as coisas ou apenas do nosso "mundo", e não vou me demorar em aspectos como idade da terra ou mesmo se de fato ela foi criada junto com o "universo". Este ultimo aspecto estarei esclarecendo em outros trabalhos mais completos.

A "princípio" ...estarei explicando o que causa o maior problema quando tentamos entender o livro, e ao dizer isso me refiro a toda classe de estudante seja leigo ao mais letrado, ponto este que considero crucial e será a base para compreensão dos próximos tópicos de estudo.


A ideia surgiu da necessidade de ajudar aqueles que buscam conhecer a palavra em sua total compreensão mas, que se encontram num mar de informações contraditórias e confusas que hoje é disseminados pelos meios de comunicações, mais especificamente por mídia digital. Alguns se encontram em um verdadeiro fogo cruzado sendo bombardeado de todo lado sem saber pra onde correr.

É aqui que muitos desistem de tentar entender as escrituras por considera-la tão complexa que nem mesmo os que se dizem conhece-la chegam a um consenso. Fica difícil seguir alguém quando não sabemos quem esta com a verdade e outro ponto mais grave ainda é não sabermos o que é a verdade.

Tudo se resolve quando aceitarmos um único fator, não apenas em Gênesis mais em toda bíblia, sua autoridade e literalidade. E antes que alguém diga que a bíblia não é um livro literal, calma. Não somos meninos para discutir algo tão simples, certamente nenhum conhecedor das escrituras irá dizer que apocalipse é um livro literal assim como outros livros proféticos.

Contudo, é preciso bon senso e limites quando aplicarmos linguagem figurada e simbólica à certos textos das escrituras, principalmente textos que pareceriam ridículos ou irreais a nossa limitada realidade. Exemplo claro disso é a passagem de Jonas (1.17), onde a ideia de um homem ser engolido por um peixe é bem absurda, porem cremos nisso sem questionar porque cremos que a palavra de Deus e verdadeira, e de fato ela é.

De forma geral estamos acostumados a crer e aceitar historias mirabolantes e surreais pelo simples fato de esta escrito, isto se chama fé. Histórias como transformar água em vinho, andar sobre as águas e mesmo trazer alguém de volta a vida são comumente aceitas por todos que se dizem cristãos. Porém tudo isso começar a ruir quando tentamos apoiar nossas crenças em comprovações ou base científica. E acredite quando digo que este é um campo PERIGOSO!

A bíblia é um livro para crermos pela fé, não para ser provado pela ciência, ela nunca foi e nem pretende ser um livro científico. O erro de alguns pastores e estudiosos de tentar ganhar ateus ou mesmo pessoas comuns usando este argumento é um tiro que acaba por sair pela culatra....embora muitos textos sejam provados cientificamente, fato é que sua maioria não será nem precisa ser.

Ao tentarmos provar tudo que cremos cientificamente podemos fragilizar nossas crenças quando não formos capaz de fazê-lo. Temos a ilusão de acreditar que se algo pode ser provado cientificamente então é verdadeiro, tanto é que quando pretendemos desacreditar algo (quase sempre no campo acadêmico) dizemos "não ha provas científicas". Isto talvez se aplique para nosso cotidiano mas não funciona no campo espiritual.

Poderia citar inúmeros exemplos mas vou citar apenas um. Vejamos o caso de Jonas, um homem engolido por um peixe. Ok, imediatamente imaginamos "uma baleia" porque em nossa mente com as informações que temos esta realidade é possível ao adicionarmos uma baleia, mesmo que a bíblia nunca mencionou "baleia", somente um grande peixe. Fazemos isso porque nossa mente aceita a ideia mais fácil quando temos elementos conhecidos da nossa realidade.

As coisas mudam de figura quando não encontramos "base cientifica" para provarmos fatos descritos na palavra, por exemplo na gravidez de Maria onde não houve relação conjugal, não há como explicar isso no campo da ciência. Outro caso, um paralitico voltar a andar ou um cego enxergar, isso jamais será aceito pela ciência.

E mesmo se tentarmos achar uma explicação cientifica para isso,  tudo que vamos fazer é tirar os méritos de Jesus e dá-los a causas naturais...veja o caso dos eclipses e eventos celestes usados por Deus como sinais para seu povo, nem mesmo os crentes aceitam mais isso como sinal, eles sabem que são apenas "fenômenos naturais"....pelo menos foi oque a ciência disse....

Muitas vezes acabam por deixar Deus de lado para aceitar conhecimento humano,


Já vi casos mais graves onde vi pastores de renome forçar a bíblia a se encaixar em conceitos científicos para explicar um milagre. Não é a bíblia que tem que se adaptar a ciência humana, pois ela (bíblia) trata de coisas espirituais, mas ao contrário. Nossa ciência é falha em explica coisas simples da natureza até mesmo da complexidade da vida quanto mais coisas do campo espiritual.

"Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar de coisas celestiais (espirituais)"


"O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" - Provérbios 1.7  

 
O temor e a fé em Deus é a base para se ter a verdadeira sabedoria, conhecimento e da verdadeira ciência. A sabedoria humana é falha, a maior parte dos estudiosos e cientistas que fazem nossos livros de escolas e universidades não creem em Deus. Fé e ciência sempre foram rivais mais os cristão insistem em achar que as duas podem coexistir juntas. Talvez na esperança de serem aceitos pelos mais cultos, ou mesmo o medo de passar ridículo diante das mentes pensantes deste mundo.

Este é o verdadeiro motivo de não se entender alguns textos das escrituras, e de não aceitarmos a autoridade e a literalidade de Gênesis (Bereshit).

"Não se pode servir a dois senhores...". Não se pode servi a fé e a ciência.

Tendo esclarecido este ponto importante, podemos prosseguir para a próxima parte de nossa jornada, onde iremos adentrar o livro ignorado e desvendar o capitulo temido, porém este sera tema para um próximo artigo.

Proxima
Este e a Postagen Mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.