0

O conteúdo nulo

O que acontece com nossos pregadores, ou melhor onde estão os pregadores?
É raro vermos mensagens com conteúdo doutrinário em nossos púlpitos, e ainda me arrisco a dizer, onde estão nossas mensagens que por tanto tempo tem diferenciado aquilo que cremos dos que não seguem o evangelho eterno?

Certamente temos pregadores capacitados para esta obra santa, contudo pouco vemos, em verdade prestigiamos a presença de um destes uma ou quem sabe duas vezes no mês. Pergunto-me, onde eles estão?

Faz um tempo em que pude notar o seguinte ocorrido, como que por milagre, pois jamais havia visto tal coisa, era Sábado de manhã e iniciava-se o culto Divino onde vimos a grande proeza do orador de explanar (se é que alguém entendeu alguma coisa) a palavra de Deus em apenas 15 minutos. Fiquei pensando, "espero uma semana pra me encontrar com Deus e só posso ouvi-lo 15 minutos". Será que pude ouvir ao Senhor, ainda mais se somarmos o fato de que irmão nem sequer abriu a bíblia.

Não me admiro ao afirmar que você também já passou por isso, muitas vezes se tem até uma preocupação em buscar um bom mensageiro para o dia santo, mas o que dizer dos cultos de quarta-feira e domingo, como se fosse menos importante muitas vezes chamamos qualquer um, e ainda usa-se o pretexto de que "Deus não quer capacitado mas capacita os escolhidos". Irmãos não sejamos ignorantes neste sentido. Não estou a menospreza ninguém ao dizer que se chama qualquer um nas quartas e domingo, bem sei que Deus pode usar realmente qualquer um que se disponha em Suas mãos, eu mesmo ouvi relatos maravilhosos de pessoas que pensei jamais ser capaz de certos feito, como também me admirei de ver grandes conhecedores da bíblia se enrolarem em questões simples.

Para que esclareçamos o foco deste artigo deixo claro que a questão não é o pregador em si, mas o conteúdo da mensagem. Pois muitas vezes presenciei bons oradores que traziam um conteúdo "nulo" de enriquecimento espiritual e doutrinário.

Lembro-me quando fui convidado para pregar pela primeira vez, estava ansioso, mas não me senti com medo, falei sobre Ló, depois fiquei sabendo que muitas vezes troquei "Ló" por "Jó", eu havia estudado durante o dia todo a bíblia e meus argumentos e mesmo assim me atrapalhei, de lá pra cá, tenho estudado e me desenvolvi nesta área, não sou especialista em oratória mas conheço o suficiente para elaborara um bom sermão sem recorrer a sermões de outros.
Infelizmente, não se vê hoje este tipo de atitude, ao invés de ler a bíblia e procurar algo de importante para os membros da igreja, quer seja palavra de conforto ou repreensão, muitos recorrem a mensagem prontas feita por outros visando outros propósitos, a Internet é de grande ajuda nesta ora. Que lhe parece mais prático, ficar horas de cara na bíblia estudando assuntos importantes, onde que lê é o primeiro beneficiado, ou digitar "sermões" no "Google" e receber em segundos milhares de modelos, onde seu único trabalho será escolher o que mais lhe agrada?

O resultado disso é o que vemos nas quartas e domingo, pregadores sem preparo ( a maioria nem conhece simples regras de oratória como hermenêutica e exegese) e que tudo que fazem é ler o sermão - inclusive o apelo – e muitos se atrevem a dizer "o irmão prega bem" quando na verdade ele é apenas alguém que possui boa leitura. Alguns estão tão habituados a está pratica que não é raros as vezes que vemos o mesmo sermão, com ponto e vírgula da semana passada sendo pregado novamente.

A igreja em geral padece por falta de alimento sólido, e pouco se conhece da doutrina que se crê, quando confrontado com crenças opostas alguns sentem-se despreparados para discutir o assunto.
Faltam pregadores que conheçam o que estão pregando, faltam pregadores que vivam o que pregam...em alguns casos faltam igrejas que aceitem esses pregadores.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.